Marcos Rúbio - Editor do Click Canoas
Para se obter sucesso com uma pequena empresa, é sempre imprescindível, principalmente para quem está iniciando, alguns cuidados básicos para não ter problemas posteriores que poderão ocasionar no fracasso ou na má administração da empresa. E através de inúmeras pesquisas, de depoimentos de empreendedores e empresários de diversos nichos, podemos destacar alguns tópicos importantes para evidenciar, onde muitas vezes, são pequenos erros que impedem a prosperidade e o crescimento de uma empresa.
O colunista Álvaro Oppermann, da revista Época Negócios, levantou as dez decisões equivocadas que
costumam levar pequenos empreendedores a fechar as portas, apontadas pelos consultores norte-americanos Luke Johnson e Jay Goltz, da empresa Risk Capital Partners.
Segundo Oppermann, as decisões erradas podem ser tão ou mais perigosas aos negócios do que a
instabilidade financeira, o que é ainda mais comum nas micro e pequenas empresas. Os consultores apontam que até mesmo os menores detalhes podem ser decisivos para o sucesso ou fracasso do empreendimento.
Confira quais são as decisões infelizes mais comuns.
• Aluguel caro: Muitos empreendedores se entusiasmam e alugam o ponto dos sonhos para o negócio, mas essa escolha pode ser uma bomba-relógio. Um negócio jamais deve ser iniciado ou expandido sem uma
garantia da receita que irá entrar.
• Sócios e funcionários errados: Disputas entre os sócios é um dos motivos mais recorrentes no
fechamento de empresas. Jamais comece um negócio com um sócio sem um acordo por escrito.
A contratação do empregado errado também pode ser péssima para os resultados. Se você não for o responsável direto pela seleção e contratação, treine muito bem os funcionários encarregados dessas tarefas.
• Endividamento crônico: Alguns empreendedores veem o aumento das dívidas como uma situação
tolerável, principalmente em tempos de recuperação econômica – o que não é sempre verdade. Empresários precisam ter clareza dos motivos do endividamento e qual foi ou será o destino dos recursos obtidos por meio de financiamentos e empréstimos. Se a dívida for maior do que a capacidade da empresa para pagá-la, é aconselhável uma renegociação urgente.
• Tornar-se antipático: Não é só mau atendimento que afasta a clientela, mas outras atitudes sutis também podem provocar isso, como não aceitar cartões de crédito de determinadas operadoras ou não ter
flexibilidade nas formas de pagamento.São decisões muitas vezes justificáveis, mas podem decepcionar
muitos clientes.
• Não inovar: Empresas que levam o lema do “em time que está ganhando não se mexe” ao pé da letra saem perdendo. É até saudável incutir no negócio um leve estado de paranoia, como defende o fundador da Intel, Andy Grove. Assim, mudanças e inovações acontecem com mais frequência.
• Entrar numa guerra de preços com a concorrência: Oferecer descontos agressivos pode ser uma estratégia suicida. Quem ganha é só o cliente, que fica mal acostumado com os preços baixos.
Na competição pelo cliente, procure oferecer outros diferenciais. O fator preço é o mais arriscado para a saúde do seu negócio.
• Erros de seguro: Três problemas em relação aos seguros são comuns: primeiro, não entender a relação que existe entre o valor do seguro e o valor do que é segurado na empresa; o segundo é não prever
processos movidos por funcionários em questões trabalhistas; e o terceiro, não se proteger contra a queda de receitas.
• Caos em TI: Para organizar o sistema de informática, busque um fornecedor que tenha bagagem técnica e inspire confiança. Investir muito em sistemas de informática de performance sofrível é receita para desastre.
• Dependência excessiva: A dependência de um único cliente é muito comum em pequenas empresas, mas se ela vem a perder esse cliente, os problemas podem ser insolúveis. A melhor estratégia é diversificar a clientela. Como fornecedor, procure se tornar insubstituível. Assim, os riscos de ser dispensado por um
cliente diminuem.
• Contador errado: O contador deve auxiliar a empresa na análise de custos e nas decisões estratégicas de negócios. Por isso, ele precisa ter um conhecimento profundo das atividades da empresa para a qual
trabalha. Um contador despreparado ou desatualizado é um altíssimo risco.
Estas são as principais dicas para não cometer falhas fatais em uma empresa. E é sempre bom destacar que um bom atendimento, um produto de qualidade e toda forma de marketing também são essenciais para se obter sucesso e ganhar o reconhecimento de seu público/cliente.
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